Pular para o conteúdo principal

Hebreus, um povo repleto de tradições

As histórias maaaaais antiga dos hebreus!

A história hebraica tornou-se muito conhecida pelas narrativas dos cinco primeiros livros do Velho Testamento da Bíblia cristã, chamados de Torá pelos judeus, e de Pentateuco pelos cristãos.

Segundo a tradição bíblica, a história do povo hebreu começou quando Abraão, obedecendo a uma ordem divina, guiou o seu povo da Mesopotâmia para Canaã, a Terra Prometida, território que corresponde à Palestina.
Para alguns especialistas, os hebreus teriam saído da Mesopotâmia no período das invasões amoritas, por volta de 1900 a.C. Outros acreditam que essa migração tenha sido motivada pela chegada dos arameus à Mesopotâmia, cinco séculos mais tarde.


De acordo com os textos bíblicos, Abraão, seu filho Isaque e seu neto Jacó (depois chamado Israel) foram os primeiros grandes chefes do povo hebreu, ou seja, os patriarcas. Por isso, o primeiro período da história do povo hebreu é chamado de período dos patriarcas. Por muitas gerações, os hebreus mantiveram-se organizados em agrupamentos familiares chamados clãs. Nos clãs, os patriarcas tinham funções religiosas, políticas e militares. 

Veja abaixo a árvore genealógica dos descendentes de Abraão, e ponha foco em Isaque e Jacó:





Comentário da professora:

Depois do período dos patriarcas os hebreus enfrentaram uma série de desafios: fome, migrações, escravização, guerras diversas, divisão, dominação por babilônicos, persas, macedônicos, romanos.
Você já deve ter ouvido falar que no século XX os israelitas foram perseguidos por nazistas. Ora, desde a antiguidade hebreus enfrentaram uma série de percalços, tiveram testada sua fé em Deus.

Comentários