Pular para o conteúdo principal

Mulheres nos jogos olímpicos gregos

Antigamente o machismo e outros preconceitos prevaleciam, como, por exemplo, nas Olimpíadas. Na Grécia Antiga as mulheres não podiam participar e nós achamos isso decepcionante, porque esperávamos mais desse povo que nos deixou tantos saberes como herança. 
As Olimpíadas surgiram na Grécia em 776 a.C. e apenas homens gregos, adultos e livres podiam competir e assistir aos jogos. Eles competiam nus e os jogos eram considerados sagrados. Ridículo.
Mas para nós que somos mulheres essa nem era a pior parte. O que nos causa maior indignação é que se as mulheres desrespeitassem essa lei elas podiam ser condenadas à morte, sendo atiradas do alto de um precipício. Isso é horrível!


Só que mesmo assim na Grécia Antiga uma mulher guerreira e empoderada, que nós admiramos, ousou se vestir de homem e fingiu ser técnico do competidor, que era seu filho. O apoio dela ajudou o homem pois ele ganhou, e a mulher comemorando acabou revelando que era uma mulher. Felizmente ela era de uma família influente e seu destino foi bom.




Texto produzido por Carolinna e Heloísa do 6º ano B/2018.

Comentários