Pular para o conteúdo principal

Colonialismo na América



escrito por Pedro Lopes - 8º ano C

As três principais metrópoles do século XVI eram Portugal, Espanha e Inglaterra.

Portugal e Espanha tinham mais em comum do que a Inglaterra, que colonizou regiões da América do Norte.



Colheita e moedura da cana na América portuguesa 

Na política, o território português na América (hoje o Brasil) se organizava em capitanias hereditárias, e depois ainda um governo geral. No território espanhol também tinham capitanias, mas em vez de um governo geral havia vice-reinados.
A economia em ambos se caracterizava pela escravidão e pela agricultura de açúcar. Mas onde hoje é o Brasil também houve extrativismo de pau-brasil e outros produtos tropicais e nos territórios espanhóis foi extraída muita prata. Na América espanhola tinha dois tipos de exploração de mão de obra diferentes da escravidão e do assalariamento: a mita e a encomienda (mais parecidas com a servidão medieval).
Na sociedade de ambos havia indígenas e negros escravizados. No Brasil da época havia senhores de engenho, lavradores sem engenho, comerciantes e funcionários da Coroa que poderiam ter nascido ou não em Portugal e só tinham prestígio se rendessem lucros para a Coroa; e no território espanhol chapetones (nascidos na Espanha) e criollos (herdeiros dos chapetones sem muitos direitos políticos).

Em ambos territórios havia forte presença católica.


Uma grande plantação e um gigantesco engenho de açúcar no Caribe














Na América do Norte as coisas eram bem diferentes. Primeiro, porque a colonização foi um pouco mais tardia - começou no século XVII. Além disso, lá, embora o território fosse bem menor, a política era organizada em 13 colônias: as do sul tinham temperatura parecida com os territórios portugueses e espanhóis na América; e nas do norte, mais frias, as coisas eram bem diferentes.

No sul havia monocultura de tabaco e algodão e mão de obra escrava; no norte mão de obra familiar e livre e diversas atividades produtivas. A sociedade do sul era caracterizada por senhores de terra e escravos, e a do norte era formada por colonos refugiados, pequenos e médios proprietários de terra, comerciantes, mineradores, etc.
Lá as religiões predominantes eram o calvinismo mas também havia anglicanos e católicos.

Embarkation of the Pilgrims from the Mayflower
Peregrinos calvinistas fugindo da Inglaterra para a América

19th century illustration of settlers building James town
Dificuldades enfrentadas pelos ingleses na América


Circa 1615, the Village of Jamestown
A importância dos portos e da atividade mercantil

Comentários

Postar um comentário